sábado, 31 de janeiro de 2009

Amigo , eu sou a DROGA





Amigo, eu sou a DROGA, aquela que tem vindo a destruir a vida a muitos jovens ignorantes.
Sou a que me introduzi nos bailes e festas, a que no princípio te faço viver fora deste mundo cheio de problemas mas, com o passar do tempo, começo a fazer-te falta.
Eu sou… a que tem vindo a destruir o mundo inteiro. Não me interessa que sejas pobre ou rico, branco ou negro, mas tenho vindo a seguir-te.Depois de me provares, és meu para o resto da minha vida!
Lembras-te como me conheceste? Estavas triste, desolado, sentias-te só e eu ofereci-te felicidade. E agora possuo-te; faço de ti o que quero. Acordo-te de manhã e faço-te pensar em mim, embora não o desejes.
Faço-te caminhar como um boneco, minha é a tua vontade, consegui destruir a tua vida física, moral e espiritual. Sou o responsável da destruição do lar, o que te roubei a tua noiva e o teu amigo, a que te levei para a cadeia.
Fiz de ti, um verme: Juntos alcançámos os mais altos cumes da miséria.
Não há ninguém neste mundo capaz de acabar com o nosso amor !


Este texto traduz-me bastante tristeza , pois isto é verdade e realidade para muitas pessoas infelizmente :/



Cátia Pinho 10ºH

Solidão, Desespero, Brigas...


Tudo à nossa volta é perfeito mas nós não.
É como se fossemos possuídos por algo que nos persegue durante o sono e nos assombra durante o dia…é HORRIVEL…
Sentir que somos mal tratados e violados pela vida sem haver espaço para qualquer tipo de julgamento…Não há tempo para penar em olhar para traz, sabemos que está lá mas não podemos correr o risco que percebam que estamos a ser fracos…Alimentam-se das nossas fraquezas, dos nossos pontos francos, dos nossos sentimentos ou da falta deles…
Não adianta lutar… Somos sempre vencidos…Por mais cor-de-rosa que seja a vida há sempre a sombra que vive para nos atormentar.
As drogas, o álcool, o vício, o medo, a violência, a mentira, as diferenças sociais, a morte… está e estará sempre nos nossos corpos, já na nossa alma só está o que nos alimenta… E a ti, o que te alimenta a alma? São estas sombras que te perseguem, atormentam, matam…, ou o lado cor-de-rosa da vida?
A questão “ a vida tem um lado cor-de-rosa é verdade?”… toda a gente tem uma vida por isso só tu podes controlar a tua e saber dar-lhe um motivo para florir e não ficares tu á espera que a vida te dê tudo de mão beijada…
Sente o que fazes, não faças para sentires… As coisas são boas quando és tu a controla-las, não o contrário, não te deixes possuir por quem te persegue e se quer alimentar de ti…. Vive a vida SEM RISCOS…
Texto da autoria de Laura Tavares
10º H
Nº 15

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Comunicação

"(...) a comunicação é uma condição necessária da vida humana e da ordem social e, desde o incio da sua existência, o ser humano está envolvido no complexo processo de equisição das regras de comunicação que o irão influenciar no processo de interacção."
(retirado da sebenta)

Publicado Por: Ana Marisa Teixeira nº4 10H

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

http://www.youtube.com/watch?v=dvgZkm1xWPE


E a música , que tal ? : )


Cátia Pinho 10ºH

Viva La Vida :)




Perguntei a um sábio,a diferença que haviaentre amor e amizade,ele me disse essa verdade...O Amor é mais sensível,a Amizade mais segura.O Amor nos dá asas,a Amizade o chão.No Amor há mais carinho,na Amizade compreensão.O Amor é plantadoe com carinho cultivado,a Amizade vem faceira,e com troca de alegria e tristeza,torna-se uma grande e queridacompanheira. Mas quando o Amor é sinceroele vem com um grande amigo,e quando a Amizade é concreta,ela é cheia de amor e carinho.Quando se tem um amigoou uma grande paixão,ambos sentimentos coexistemdentro do seu coração.

William Shakespeare

Cátia Pinho 10ºH



Frases sobre a Comunicação


Que o papel fale e que a língua se cale .

Autor: Cervantes

Será um homem sensato aquele que, para decidir um homem está em paz ou em guerra consigo, liga mais às palavras do que aos factos!

Autor: Demóstenes



Por: Ana Catarina Martins nº2

Comunicação

Comunicação

(clicar com botão direito do rato, guardar destino como)

Publicado por Catarina Rios e Margarida Fernandes.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Como se coloca um powerpoint no Blog???

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Conviver

O agradecimento é a memória do coração.(Lao-Tsé)
Só há uma maneira de acabar com o mal: é responder-lhe com o bem.(Tolstoi)
A verdade nunca é injusta; pode magoar, mas não deixa ferida.(Eduardo Girão)
Todo o homem que encontro me é superior em alguma coisa.
E, nesse particular, aprendo com ele.(Emerson)
Uma das coisas mais difíceis de deitar fora é a gentileza.
Quase sempre a recebemos de volta.(Autor desconhecido)
Perdoar é não tomar demasiado a sério as limitações e os defeitos, mas tirar-lhes importância, com bom humor, dizendo: Sei que tu não és assim!(Robert Spaemann)
Não há nada de nobre em sermos superiores ao próximo.
A verdadeira nobreza consiste em sermos superiores ao que éramos antes.(Autor desconhecido)O maior prazer que alguém pode sentir é o de causar prazer aos seus amigos.(Voltaire)
O único meio de ganhar uma discussão é evitá-la.(D. Carnegie)

Sofrimento



Deus sussurra e fala à consciência através do prazer, mas grita-lhe por meio da dor: a dor é o seu megafone para despertar um mundo adormecido.(C.S. Lewis)


Quando a sorte é adversa, descobre-se o génio; na prosperidade, ele oculta-se.


(Horácio)


Para se ser feliz até um certo ponto é preciso ter-se sofrido até esse mesmo ponto.(Edgar Poe)Quanto mais elevado é o espírito mais ele sofre.(Schopenhauer)


As flores chegam até a perfumar a mão que as esmaga.(V. Ghilka)


Sabendo sofrer, sofre-se menos.(Anatole France)


Nunca está mais escuro do que quando está para chegar a manhã.(Autor desconhecido)


Quanto maior são as dificuldades a vencer, maior será a satisfação.(Cícero)


Aquele que luta contra nós fortalece os nosso nervos e aprimora as nossas qualidades.


O nosso antagonista trabalha por nós.(Edmund Burke)


Sinal de maturidade humana é aceitar o desafio do sofrimento.(Jacques Maritain)


Nada nos torna tão grandes como uma grande dor.(Alfred de Musset)


Aquele que não evita o vício, fará dele o seu suplício.(Adágio popular)


Se a tua dor te aflige, transforma-a num poema.(Autor desconhecido)

Poema sobre Amizade

Amigos de verdade?
Amigos de verdade não sei se tenho,
Acredito na amizade verdadeira,
Mais no momento ela me falta!
Sinto saudade do que acontecia...
Conversas paralelas, discussões repentinas,
Gargalhadas gostosas, abraços apertados,
Risos sem graça, choros desesperados...
Ah, meus amigos...
Dizíamos frases feitas, mais no fundo eram mais que verdade...
Um simples: ”EU TE AMO” se tornava uma grande declaração...
Em momentos de desespero era deles, só deles o meu tempo...
Não tínhamos medo da má interpretação dos outros.
Para nós o que importa é o que sentiamos uns pelos outros...
Saudades de todos os olhares perdidos,
Porem encontrados por amigos de verdade.
Sei que com o tempo ficaremos perdidos entre si.
Quando nossos filhos perguntarem:-Quem são essas pessoas?
Com muita saudade, porém orgulho, responderei: -São meus velhos amigos!”
Com o tempo o contato será mais difícil
Porém em pensamentos estaremos sempre perto!Beatriz Brum

Mas porque existem pessoas tão injustas??

Ana Catarina Martins nº2

sábado, 24 de janeiro de 2009



Publicado por Cátia Pinho , 10ºH

Tela Realizado por : Cátia Pinho , Nuno Pinho 10ºH

O que existe é o que vemos e tocamos. O que vemos e não tocamos não existe. (George Berkeley)

Publicado por Cátia Pinho , 10ºH

Comunicação » Publicidade Enganosa e Telejornalismo

  • Introdução

Neste trabalho, temos como tema a comunicação e como objectivo abordar a relação do Telejornalismo e a publicidade enganosa. Queremos com este trabalho poder explicar qual a relação destes dois temas e fazer-vos ver quais as suas influências na sociedade.
Irá ser mostrado neste como é que o termo comunicação influência a construção da personalidade do individuo, iremos explicar como a sociedade depende da comunicação e da informação e qual a sua função perante os informados.
Esperemos que tenham em conta o nosso trabalho e que consigamos transmitir a nossa ideia principal que é fazer ver de que modo a sociedade está dependente da comunicação.
  • Conceito de Pessoa


Pessoa é todo ente dotado de personalidade. Todo ser humano é pessoa.
A origem etimológica da palavra pessoa deriva do latim “persona”.
A pessoa é uma entidade que se mostra no palco da vida!
Quando interagem connosco nunca corresponde apenas à imagem que se pretende dar para o exterior.

  • Valores Éticos


Nunca se terá falado tanto de valores como hoje em dia. São os valores morais, os valores sociais, os valores humanos, o desaparecimento dos valores, os verdadeiros valores, os falsos valores, mas curiosamente nunca ninguém os enuncia.

  • A ética caracteriza-se pelo modo de ser de uma pessoa!


Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.
Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.


A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.


Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos.


Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o acto praticado.

  • Comunicação


Comunicação é um campo de conhecimento académico que estuda os processos de comunicação humana. Entre as sub- disciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intra pessoal, comunicação interpessoal, marketing, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo. Também se entende a comunicação como o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objectos. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos (por exemplo, as telecomunicações), biológicos (por exemplo, fisiologia, função e evolução) e sociais (por exemplo, jornalismo, relações públicas, publicidade, audiovisual e meios de comunicação de massa).
A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Está envolvido neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face a face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efectuar algum tipo de troca informadora.

  • Meios de Comunicação


O termo "meio de comunicação" refere-se ao instrumento ou à forma de conteúdo utilizados para a realização do processo comunicacional. Quando referido a comunicação de massa, pode ser considerado sinónimo de média. Entretanto, outros meios de comunicação, como o telefone, não são massivos e sim individuais (ou interpessoais).
Sonoro: telefone, rádio.
Escrita: jornais, diários e revistas.
Audiovisual: televisão, cinema.
Multimédia: diversos meios simultaneamente.
Hiper média: CD-ROM, TV Digital, Internet, que aplica a multimédia (diversos meios simultaneamente, como escrita e audiovisual) em conjunto com a Intertextualidade (caminhos não lineares de leitura do texto).

  • Persuasão


Persuasão é um processo que consiste em levar alguém a adoptar uma ideia, atitude ou realizar uma acção, por meios lógico - racionais ou simbólicos. É o emprego de argumentos, legítimos ou não, com o propósito de se conseguir que outros indivíduos adoptem certas linhas de conduta, teorias ou crenças.
Segundo Aristóteles, a Retórica é a arte de descobrir, em cada caso particular, os meios disponíveis de persuasão.
Persuadir consiste em convencer alguém a aceitar ou a decidir-se por algo sem que isso implique a diminuição das suas aptidões cognitivas ou comportamentais. O objectivo da persuasão é apenas provocar a adesão, apelando a factores racionais e emocionais.
Na persuasão pressupõe-se que quem é persuadido conhece o objecto sobre o qual incide a argumentação, está a par de todas as soluções possíveis sobre as quais é chamado a optar e está consciente das consequências positivas e negativas decorrentes de cada uma das escolhas.

  • Alguns métodos da Persuasão


Mediante o apelo à razão:

žArgumentação;
žLógica;
žMétodo científico;
ž Prova;


Mediante o apelo à emoção:
žRetórica -Fé
žTradição
ž Propaganda
ž Publicidade
ž Controle mental
ž Valores

  • Manipulação


A expressão manipulação “do homem” é ambígua e imprecisa. Trata-se de uma palavra tópica, com todas as características que isso comporta: imprecisão, carga emotiva, qualidade sugestiva mais que esclarecedora etc. O uso que dela é feito nos fala de um espectro grande de significados, que vão desde o campo das ciências naturais ao da critica social, para terminar no âmbito da pura polémica.
Os diversos empregos que se costumam fazer do termo “manipulação” dependem de alguns factores e interesses!
ž Manipular é o uso indevido da argumentação com o intuito de levar os interlocutores a aderir involuntariamente às propostas do orador. Na manipulação existe uma intenção deliberada de desvalorizar os factores racionais, apelando a uma adesão emocional. O próprio discurso é baseado em falácias, onde é patente a intenção de confundir o auditório.

  • Formas da manipulação

    žTipologia sistemáticas
    žClassificação descritiva-concreta
  • A manipulação social

    ž A cultura tecnológica e sua incidência na sociedade estruturalmente manipuladora.
    ž A sociedade como origem da manipulação humana estrutural.
    žA “sociedade rica” e sua manipulação através do consumismo.
    žA sociedade está projectada e se expande dentro de uma civilização dominada pela lei “do consumo”.
  • Persuasão e Manipulação - Dois usos da retórica


žA retórica pode ser utilizada devida ou indevidamente, sendo considerados o bom e o mau uso da retórica.
žO bom uso da retórica consiste em permitir ir ao auditório decidir por ele mesmo de um modo consciente e crítico. Está relacionado com a persuasão.
žO mau uso da retórica é quando o auditório não é deixado a decidir livremente, mas sim em função dos interesses do orador. Está relacionado com a manipulação.

  • Retórica


A retórica é a técnica (ou a arte, como preferem alguns) de convencer o interlocutor através da oratória, ou outros meios de comunicação. Classicamente, o discurso no qual se aplica a retórica é verbal, mas há também e com muita relevância o discurso escrito e o discurso visual.
Em verdade, a oratória é um dos meios pelos quais se manifesta a retórica, mas não o único. Pois, certamente, pode-se afirmar que há retórica na música ("Para não dizer que não falei da Flores", de Geraldo Vandré: retórica musical contra a ditadura), na pintura (O quadro "Guernica", de Picasso: retórica contra o fascismo e a guerra) e, obviamente, na publicidade. Logo, a retórica, enquanto método de persuasão, pode se manifestar por todo e qualquer meio de comunicação.
A retórica aristotélica, de certa forma herdeira daquela de Sócrates, procura fazer o interlocutor convencer-se de que o emissor está correcto, através de seu próprio raciocínio. Retórica não visa distinguir o que é verdadeiro ou certo mas sim fazer com que o próprio receptor da mensagem chegue sozinho à conclusão de que a ideia implícita no discurso representa o verdadeiro ou o certo.

A Comunicação e a Construção do Indivíduo - É Impossível não comunicar !

  • Funções da Comunicação


žFunção de informação - difusão de conhecimentos;
ž Função de persuasão e de motivação – controle social de acordo;
žCom o grupo de inserção;
žFunção de educação – transmite a herança cultural e social;
ž Função de socialização – permite a integração dos sujeitos no Grupo;
žFunção de distracção - varia em função da qualidade de vida;

  • Publicidade


Publicidade é uma actividade profissional dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial.
Publicidade é também uma habilitação do curso de graduação em Comunicação Social.
Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão comercial de produtos, em especial actividades como o planeamento, criação, veiculação e produção de peças publicitárias, estudos mostram uma tabuleta em argila encontrada por arqueólogos, a qual continha inscrições babilónicas, anunciando a venda de gado e alimentos, demonstrando que já se utilizava de algum tipo de publicidade na antiguidade.
Hoje, todas as actividades humanas se beneficiam como o uso da publicidade. Profissionais liberais, como médicos, engenheiros, divulgam por meio dela, os seus serviços; os artistas anunciam suas exposições, seus discos, seus livros, etc.…, a própria ciência vem utilizando os recursos da publicidade, promovendo suas descobertas e seus congressos por meio de cartazes, revistas, jornais, filmes, Internet e outros.


Telejornalismo é a prática profissional do jornalismo aplicada à televisão. Telejornais são programas que duram entre segundos e horas e divulgam notícias dos mais variados tipos, utilizando imagens, sons e geralmente narração por um apresentador.
Os canais de televisão podem apresentar telejornais como parte da programação normal transmitida diariamente ou mais frequentemente, em horários fixos. Às vezes, outros programas podem ser interrompidos por plantões de notícias (news flashes) em casos muito importantes e urgentes.
EXEMPLO de comunicação saudável
“A 5 de Dezembro de 1992, a "Revista" do Expresso, publica uma caricatura que critica abertamente a posição da Igreja
Católica em relação à condenação do uso de preservativos.
Na altura, perante o aumento das pessoas com SIDA, a maioria das organizações mundiais envolvidas na luta contra a SIDA recomendavam o seu uso. A polémica correu mundo.”


Grupos de muçulmanos incendeiam a embaixada da Dinamarca em
Beirute
• O motivo de tudo isto foi a publicação, no dia 30 de Setembro de
2005, pelo jornal dinamarquês Jylland-Posten de 12 caricaturas sobre Maomé, o profeta do Islamismo.


A discriminação instalou-se na sociedade francesa. Uma parte da sua população começou a ser tratada como franceses de segunda, olhados com desconfiança. Acontece que estes imigrantes não pararam de aumentar.
• O dilema é que sem eles a economia francesa não funciona.


Não podemos não comunicar
• A nossa comunicação pode ser de tal forma silenciosa e automática
Que não temos consciência da comunicação…
• Quando andamos na rua, a velocidade com que nos deslocamos,
Os locais que paramos para apreciar, constituem forma de
Comunicar…
• Através do olhar podemos manifestar: confiança interesse, ternura,
Desprezo…


O papel da comunicação no sistema social:
• Permite a produção e reprodução dos sistemas
Sociais - especifica papeis e estabelece normas grupais;
• É o sistema social que determina o modo como comunicam os seus membros – O conteúdo da comunicação tem a ver com os papéis que desempenhamos, aproximando ou afastando determinadas pessoas;
• O conhecimento de um sistema social permite fazer previsões acerca das pessoas, dos seus comportamentos e do modo como comunicam – Sabermos que determinada pessoa é freira, medico, ou escuteiro, permite fazer previsões das suas atitudes, conhecimentos etc., mesmo sem uma relação próxima.

  • Alguns Princípios da Comunicação


Face a face:
• Pronunciar as palavras correctamente claramente
• Não falar muito alto nem muito baixo
• Ser breve
• Usar palavras simples
• Mostrar-se interessado
• Sorrir
• Acompanhar as palavras com gestos
• Ser simpático
• Reformular para ver se entendeu
• Mostrar um olhar interessado
• Falar olhando para o interlocutor
• Falar de forma positiva
• Evitar dizer a palavra não

  • Conclusão


Com este trabalho conseguimos libertar-nos da ideia de que a comunicação é sempre correctamente utilizada, pelo contrário. Conseguimos aprender quais os aspectos que a comunicação tem, quais as suas funções, a influência que esta tem perante a construção do indivíduo…
Gostamos de realizar este trabalho pois conseguimos aprender o quanto importante a comunicação para com a sociedade.

PS: Temos um vídeo sobre uma publicidade consciente e educador para com as pessoas que se preocupem com os problemas da sociedade, esperemos que gostem.
http://www.youtube.com/watch?v=NJwSeC4uWk4

Publicado por Cátia Pinho , 10ºH

Trabalho realizado por : Ana Marisa , André Pinto , Cátia Pinho, Laura Tavares


sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Frases sobre a Amizade

Amizade

Nenhum caminho é longo demais quando um amigo nos acompanha.
(Autor desconhecido)

A ave constrói o ninho; a aranha, a teia; o homem, a amizade.
(William Blake)

Conhecer alguém aqui e ali que pensa e sente como nós, e que embora distante, está perto em espírito, eis o que faz da Terra um jardim habitado.
(Goethe)

Alguns pensam que para se ser amigo basta querê-lo, como se para se estar são bastasse desejar a saúde...
(Aristóteles)

Acima de tudo, na vida, temos necessidade de alguém que nos obrigue a realizar aquilo de que somos capazes. É este o papel da amizade.
(Emerson)

Um amigo é uma pessoa com a qual se pode pensar em voz alta.
(Ralph Waldo Emerson, pensador norte-americano)

Não creias que, rompida uma amizade, não tenhas mais deveres a cumprir. São os deveres mais difíceis, nos quais só a honradez te sustenta. Deves respeito à antiga amizade. Deves abster-te de tornar as brigas públicas e de falar delas, a não ser para te justificares.
(Anne-Therese Lambert)

Se morreres antes de mim, pergunta se podes levar um amigo.
(Stone Temple Pilots)

Nenhum indício melhor se pode ter a respeito de um homem do que a companhia que frequenta: o que tem companheiros decentes e honestos adquire, merecidamente, bom nome, porque é impossível que não tenha alguma semelhança com eles.
(Adam Parfrey)

Apenas pelas palavras o ser humano alcança a compreensão mútua. Por isso, aquele que quebra sua palavra atraiçoa toda a sociedade humana.
(Michel de Montaigne)

O amor, no seu conjunto, não se reduz à emoção nem ao sentimento, que não são senão alguns dos seus componentes. Um elemento mais profundo, e de longe o mais essencial de todos, é a vontade, que tem o papel de modelar o amor no homem. Na amizade - ao contrário do que sucede na simpatia - a participação da vontade é decisiva.
Karol Wojtyla (Amor e Responsabilidade)

Diz-me, diz-me: isso é uma amizade ou uma algema?
(Josemaría Escrivá)

A amizade começa onde termina ou quando conclui o interesse.
(Cícero)

As pessoas são solitárias porque constroem paredes em vez de pontes.
(Joseph F. Newton)

Este é o primeiro preceito da amizade: pedir aos amigos só aquilo que é honesto, e fazer por eles apenas aquilo que é honesto.
(Cícero)

Uma pessoa para compreender tem de se transformar.
(Saint-Exupéry)

Consolamo-nos tendo muitos amigos por não termos encontrado um.
(Abel Bonnard)

Não tenhas pressa de fazer novos amigos, nem de abandonar aqueles que tens.
(Sólon - Político e poeta grego - 640/ 559 a.C.)

O melhor espelho é um velho amigo.
(George Herbert)

É mais vergonhoso desconfiar dos amigos do que ser enganado por eles.
(Jean de la Bruyere)

Ouve o conselho de quem muito sabe; sobretudo, porém, ouve o conselho de quem muito te estima.
(A. Graf )

A verdadeira amizade é como a fosforescência: nota-se melhor quando tudo ficou às escuras.
(Tagore)

Se fizeres um favor, não o recordes; se receberes um favor, nunca o esqueças.
(Autor desconhecido)

O verdadeiro amor não se conhece por aquilo que exige, mas por aquilo que oferece.
(Jacinto Benavente)

Se quer ser amado, ame.
(Séneca)

As más companhias são como um mercado de peixe; acabamos por nos acostumar ao mau cheiro.
(Provérbio chinês)

A amizade é haver uma alma em dois corpos.
(Aristóteles)

O vitorioso tem muitos amigos; o vencido, bons amigos.
(Provérbio mongol)

Os amigos verdadeiros são aqueles que vêm compartilhar a nossa felicidade quando os chamamos, e a nossa desgraça sem serem chamados.
(Demetrio de Falera)

A única maneira de ter um amigo é ser um.
(Ralph Waldo Emerson)

A verdadeira amizade chega quando o silêncio entre duas pessoas parece ameno.
(Autor desconhecido)

Substituir o amor próprio pelo amor aos outros é trocar um tirano insuportável por um bom amigo.
(Concepción Arenal)

O comércio mistura os homens, mas não os une.
(Autor desconhecido)

Uma das alegrias da amizade é saber em quem confiar.
(Alejandro Manzoni)

Ana Catarina Martins nº2

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

YouTube - Three Days Grace - Never Too Late (OFFICIAL FROM VIDEOPIMP)

YouTube - Three Days Grace - Never Too Late (OFFICIAL FROM VIDEOPIMP)

Comunicação e construção do indivíduo

Introdução
Este trabalho de grupo foi-nos proposto no contexto da disciplina de Área de Integração pela docente Diana M. M. Tavares.
Após várias opiniões do grupo, optámos pelo seguinte tema: “A Influência da Publicidade na Sociedade”.


Pessoa

A palavra Pessoa deriva do latim “persona”, cujo significado tem a ver com “Máscara”( esconde mas também revela), usada em certas peças de teatro.
A Pessoa é uma entidade que se mostra no palco da vida, para além da interioridade que a constituí, é também o que nós queremos que os outros vejam quando interagem connosco e que nunca corresponde apenas à imagem que pretendemos dar para o exterior.
A Pessoa é uma totalidade individual, singular, que age em vista a um fim, que se refere a si próprio estando ao mesmo tempo aberta para o mundo, que vive e tem vivências.
Valores
As ideias que definem o que é importante útil, desejável são fundamentais em todas as culturas. As ideias abstractas, ou valores, atribuem significado e orientam os seres humanos na interacção com os outros.
A defesa da propriedade privada é um exemplo de um valor proeminente na maioria das sociedades ocidentais. Existem diferentes tipos de valores.

Ética
A ética é um discurso normativo, mas não imperativo, que resulta da oposição entre o bom e o mau, considerados como valores simplesmente relativos.
É feito de conhecimentos e opções: é o conjunto pensado e hierarquizado dos nossos desejos.
Uma ética corresponde à pergunta: «Como viver?». Ela é sempre própria de um indivíduo ou de um grupo.
É uma arte de viver: tende sempre à felicidade e termina na
sabedoria.
A influência da publicidade na sociedade

Ao longo do tempo existem cada vez mais pessoas a serem influenciadas pela publicidade, o que por vezes leva-as a cometer grandes erros.
A publicidade é um factor sedutor ou seja faz com que as pessoas se convençam que tudo o que é transmitido através da publicidade é verdadeiro, o que leva muitas vezes à publicidade enganosa.
Ø Muitas pessoas pensam que a publicidade traz felicidade;
Ø Foi um elemento marcante;
Ø É sedutora;
Ø Influencia as pessoas;


A influência da publicidade

A publicidade sempre foi um elemento marcante na sociedade, pois é através dela que o empresário fornece produtos ou serviços para satisfazer as suas necessidades.
A publicidade destaca-se da criatividade do fornecedor, cujo objectivo é chamar atenção do comércio e da sociedade em geral.

O que é a publicidade?
Ø A publicidade é uma actividade profissional dedicada à divulgação pública de ideias associadas a empresas, produtos ou Serviços;
Ø É a qualidade do que é tornado público;
Ø Actividade - meio que, no contexto da actual crise e sem relação com sua homónima legítima, funcionava como duto pelo qual se sugavam recursos...
Ø Qualquer utilização dos nomes e marcas registadas, marcas de serviço, logótipos, nomes de domínio e outras características distintivas da... Tornar um produto conhecido dos fregueses;
Ø Divulgação, acto de tornar pública alguma coisa, notícia, facto. Informação pública.
Ø Caso possa abater gastos com a compra de enciclopédias, livros, publicações, materiais técnico;
Ø É um acto anunciado, publicado, visível, transparente para toda a sociedade;
Ø Estado ou qualidade de público.
Ø Propaganda por anúncios, entrevistas, cartazes, etc.
Ø Arte de exercer uma acção psicológica sobre o público com fins comerciais;
Ø Propaganda;

Ética da publicidade
A importância da publicidade «na sociedade moderna é cada vez maior». Esta observação, feita há 25 anos por este Pontifício Conselho, por ocasião de um balanço acerca da comunicação mediática daquela época, ainda hoje é incontestável.
Se os mass -media adquirem em toda a parte importância, a publicidade, difundida pelos media, actualmente é uma poderosa força de persuasão que modela as atitudes e os comportamentos no mundo contemporâneo. A Igreja interessou-se com frequência pelo papel e responsabilidades dos mass media, sobretudo depois do Concílio Vaticano, Ela procurou fazê-lo de um modo fundamentalmente positivo, encarando os mass media como «dons de Deus».


Conclusão
Este trabalho de grupo foi realizado no âmbito da disciplina de Área de Integração.
Com este trabalho nós alargamos os nossos conhecimentos acerca do relacionamento da comunicação com o indivíduo.
Conhecemos os vários tipos de comunicação entre os indivíduos.


Reflexão
Com este trabalho nós ficamos a saber que a publicidade nem sempre é verdadeira e que por vezes leva a que as pessoas cometam grandes loucuras.
Contudo este trabalho também é importante para o nosso Curso, pois permite-nos ver como é o mundo, ou seja, como ele realmente é.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009


SER AMIGO É.... ANDAR JUNTO, MESMO QUE DISTANTE. É SER LEGAL, JAMAIS SUPERFICIAL. DIZER O QUE PENSA, SEM OFENSA. CALAR PARA OUVIR, SEM INTERVIR. FALAR SEM RODEIO, SEM RECEIO. GUARDAR O SEGREDO, SECAR O PRANTO, DAR O OMBRO. ESTAR PARA O QUE DER E VIER, É JAMAIS ABANDONAR. É SER ALGUÉM COM QUEM SEMPRE SE PODE CONTAR. SER AMIGO, AFINAL, É SER.... ESPECIAL!


Publicado por: Catarina Rios 10ºH

A comunicação e a construção do indivíduo

A comunicação assume, assim, um papel fundamental no estabelecimento de uma relação interpessoal, pois, sempre que duas ou mais pessoas se encontram, estabelece-se entre elas algum tipo de comunicação, visto que o próprio comportamento é comunicativo. Neste sentido, a comunicação passa a ser vista, não somente como veículo, mas como uma manifestação, presente em qualquer tipo de interacção.
Publicado por: Catarina Rios 10ºH
Na primeira aula do 2ºperíodo começamos a trabalhar no módulo 2 com o tema - problema: "A Comunicação e a Construção do indivíduo". Neste sentido é de primordial importânciao conceito de comunicação:
A palavra comunicação tem a sua origem no termo latino communicare, que significava por em comum, estar em relação com os outros, conviver, etc. Deste modo, comunicar implica que os indivíduos em comunicação possuam a mesma linguagem, pois, caso contrário, não se entederão e nao haverá comunicação.

publicado por: Tânia Sousa 10ºH

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Esquema da Comunicação


Esquema da Comunição
Emissor
• Indivíduo ou grupo
Mensagem
• Objecto da comunicação; tem conteúdo
Canal de Comunicação
• Via de circulação de mensagens
Código
• Conjunto de sinais e regras de combinação dos mesmos
Referente
• Contexto, situação e objectos reais aos quais a mensagem se
refere
Receptor
• Indivíduo, grupo, animal, máquina...
Ana Catarina Martins

Iniciação do Módulo II



Iniciação do Módulo II

  • Na passada Sexta-feira demos início ao Módulo II.
  • O primeiro Tema-Problema é: “A Comunicação e a Construção do Indivíduo”
  • É IMPOSSÍVEL NÃO COMUNICAR!!
    Ana Catarina Martins