quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Comunicação e construção do indivíduo

Introdução
Este trabalho de grupo foi-nos proposto no contexto da disciplina de Área de Integração pela docente Diana M. M. Tavares.
Após várias opiniões do grupo, optámos pelo seguinte tema: “A Influência da Publicidade na Sociedade”.


Pessoa

A palavra Pessoa deriva do latim “persona”, cujo significado tem a ver com “Máscara”( esconde mas também revela), usada em certas peças de teatro.
A Pessoa é uma entidade que se mostra no palco da vida, para além da interioridade que a constituí, é também o que nós queremos que os outros vejam quando interagem connosco e que nunca corresponde apenas à imagem que pretendemos dar para o exterior.
A Pessoa é uma totalidade individual, singular, que age em vista a um fim, que se refere a si próprio estando ao mesmo tempo aberta para o mundo, que vive e tem vivências.
Valores
As ideias que definem o que é importante útil, desejável são fundamentais em todas as culturas. As ideias abstractas, ou valores, atribuem significado e orientam os seres humanos na interacção com os outros.
A defesa da propriedade privada é um exemplo de um valor proeminente na maioria das sociedades ocidentais. Existem diferentes tipos de valores.

Ética
A ética é um discurso normativo, mas não imperativo, que resulta da oposição entre o bom e o mau, considerados como valores simplesmente relativos.
É feito de conhecimentos e opções: é o conjunto pensado e hierarquizado dos nossos desejos.
Uma ética corresponde à pergunta: «Como viver?». Ela é sempre própria de um indivíduo ou de um grupo.
É uma arte de viver: tende sempre à felicidade e termina na
sabedoria.
A influência da publicidade na sociedade

Ao longo do tempo existem cada vez mais pessoas a serem influenciadas pela publicidade, o que por vezes leva-as a cometer grandes erros.
A publicidade é um factor sedutor ou seja faz com que as pessoas se convençam que tudo o que é transmitido através da publicidade é verdadeiro, o que leva muitas vezes à publicidade enganosa.
Ø Muitas pessoas pensam que a publicidade traz felicidade;
Ø Foi um elemento marcante;
Ø É sedutora;
Ø Influencia as pessoas;


A influência da publicidade

A publicidade sempre foi um elemento marcante na sociedade, pois é através dela que o empresário fornece produtos ou serviços para satisfazer as suas necessidades.
A publicidade destaca-se da criatividade do fornecedor, cujo objectivo é chamar atenção do comércio e da sociedade em geral.

O que é a publicidade?
Ø A publicidade é uma actividade profissional dedicada à divulgação pública de ideias associadas a empresas, produtos ou Serviços;
Ø É a qualidade do que é tornado público;
Ø Actividade - meio que, no contexto da actual crise e sem relação com sua homónima legítima, funcionava como duto pelo qual se sugavam recursos...
Ø Qualquer utilização dos nomes e marcas registadas, marcas de serviço, logótipos, nomes de domínio e outras características distintivas da... Tornar um produto conhecido dos fregueses;
Ø Divulgação, acto de tornar pública alguma coisa, notícia, facto. Informação pública.
Ø Caso possa abater gastos com a compra de enciclopédias, livros, publicações, materiais técnico;
Ø É um acto anunciado, publicado, visível, transparente para toda a sociedade;
Ø Estado ou qualidade de público.
Ø Propaganda por anúncios, entrevistas, cartazes, etc.
Ø Arte de exercer uma acção psicológica sobre o público com fins comerciais;
Ø Propaganda;

Ética da publicidade
A importância da publicidade «na sociedade moderna é cada vez maior». Esta observação, feita há 25 anos por este Pontifício Conselho, por ocasião de um balanço acerca da comunicação mediática daquela época, ainda hoje é incontestável.
Se os mass -media adquirem em toda a parte importância, a publicidade, difundida pelos media, actualmente é uma poderosa força de persuasão que modela as atitudes e os comportamentos no mundo contemporâneo. A Igreja interessou-se com frequência pelo papel e responsabilidades dos mass media, sobretudo depois do Concílio Vaticano, Ela procurou fazê-lo de um modo fundamentalmente positivo, encarando os mass media como «dons de Deus».


Conclusão
Este trabalho de grupo foi realizado no âmbito da disciplina de Área de Integração.
Com este trabalho nós alargamos os nossos conhecimentos acerca do relacionamento da comunicação com o indivíduo.
Conhecemos os vários tipos de comunicação entre os indivíduos.


Reflexão
Com este trabalho nós ficamos a saber que a publicidade nem sempre é verdadeira e que por vezes leva a que as pessoas cometam grandes loucuras.
Contudo este trabalho também é importante para o nosso Curso, pois permite-nos ver como é o mundo, ou seja, como ele realmente é.

Sem comentários: