sábado, 24 de janeiro de 2009

Comunicação » Publicidade Enganosa e Telejornalismo

  • Introdução

Neste trabalho, temos como tema a comunicação e como objectivo abordar a relação do Telejornalismo e a publicidade enganosa. Queremos com este trabalho poder explicar qual a relação destes dois temas e fazer-vos ver quais as suas influências na sociedade.
Irá ser mostrado neste como é que o termo comunicação influência a construção da personalidade do individuo, iremos explicar como a sociedade depende da comunicação e da informação e qual a sua função perante os informados.
Esperemos que tenham em conta o nosso trabalho e que consigamos transmitir a nossa ideia principal que é fazer ver de que modo a sociedade está dependente da comunicação.
  • Conceito de Pessoa


Pessoa é todo ente dotado de personalidade. Todo ser humano é pessoa.
A origem etimológica da palavra pessoa deriva do latim “persona”.
A pessoa é uma entidade que se mostra no palco da vida!
Quando interagem connosco nunca corresponde apenas à imagem que se pretende dar para o exterior.

  • Valores Éticos


Nunca se terá falado tanto de valores como hoje em dia. São os valores morais, os valores sociais, os valores humanos, o desaparecimento dos valores, os verdadeiros valores, os falsos valores, mas curiosamente nunca ninguém os enuncia.

  • A ética caracteriza-se pelo modo de ser de uma pessoa!


Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.
Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.


A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.


Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos.


Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o acto praticado.

  • Comunicação


Comunicação é um campo de conhecimento académico que estuda os processos de comunicação humana. Entre as sub- disciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intra pessoal, comunicação interpessoal, marketing, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo. Também se entende a comunicação como o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objectos. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos (por exemplo, as telecomunicações), biológicos (por exemplo, fisiologia, função e evolução) e sociais (por exemplo, jornalismo, relações públicas, publicidade, audiovisual e meios de comunicação de massa).
A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Está envolvido neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face a face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efectuar algum tipo de troca informadora.

  • Meios de Comunicação


O termo "meio de comunicação" refere-se ao instrumento ou à forma de conteúdo utilizados para a realização do processo comunicacional. Quando referido a comunicação de massa, pode ser considerado sinónimo de média. Entretanto, outros meios de comunicação, como o telefone, não são massivos e sim individuais (ou interpessoais).
Sonoro: telefone, rádio.
Escrita: jornais, diários e revistas.
Audiovisual: televisão, cinema.
Multimédia: diversos meios simultaneamente.
Hiper média: CD-ROM, TV Digital, Internet, que aplica a multimédia (diversos meios simultaneamente, como escrita e audiovisual) em conjunto com a Intertextualidade (caminhos não lineares de leitura do texto).

  • Persuasão


Persuasão é um processo que consiste em levar alguém a adoptar uma ideia, atitude ou realizar uma acção, por meios lógico - racionais ou simbólicos. É o emprego de argumentos, legítimos ou não, com o propósito de se conseguir que outros indivíduos adoptem certas linhas de conduta, teorias ou crenças.
Segundo Aristóteles, a Retórica é a arte de descobrir, em cada caso particular, os meios disponíveis de persuasão.
Persuadir consiste em convencer alguém a aceitar ou a decidir-se por algo sem que isso implique a diminuição das suas aptidões cognitivas ou comportamentais. O objectivo da persuasão é apenas provocar a adesão, apelando a factores racionais e emocionais.
Na persuasão pressupõe-se que quem é persuadido conhece o objecto sobre o qual incide a argumentação, está a par de todas as soluções possíveis sobre as quais é chamado a optar e está consciente das consequências positivas e negativas decorrentes de cada uma das escolhas.

  • Alguns métodos da Persuasão


Mediante o apelo à razão:

žArgumentação;
žLógica;
žMétodo científico;
ž Prova;


Mediante o apelo à emoção:
žRetórica -Fé
žTradição
ž Propaganda
ž Publicidade
ž Controle mental
ž Valores

  • Manipulação


A expressão manipulação “do homem” é ambígua e imprecisa. Trata-se de uma palavra tópica, com todas as características que isso comporta: imprecisão, carga emotiva, qualidade sugestiva mais que esclarecedora etc. O uso que dela é feito nos fala de um espectro grande de significados, que vão desde o campo das ciências naturais ao da critica social, para terminar no âmbito da pura polémica.
Os diversos empregos que se costumam fazer do termo “manipulação” dependem de alguns factores e interesses!
ž Manipular é o uso indevido da argumentação com o intuito de levar os interlocutores a aderir involuntariamente às propostas do orador. Na manipulação existe uma intenção deliberada de desvalorizar os factores racionais, apelando a uma adesão emocional. O próprio discurso é baseado em falácias, onde é patente a intenção de confundir o auditório.

  • Formas da manipulação

    žTipologia sistemáticas
    žClassificação descritiva-concreta
  • A manipulação social

    ž A cultura tecnológica e sua incidência na sociedade estruturalmente manipuladora.
    ž A sociedade como origem da manipulação humana estrutural.
    žA “sociedade rica” e sua manipulação através do consumismo.
    žA sociedade está projectada e se expande dentro de uma civilização dominada pela lei “do consumo”.
  • Persuasão e Manipulação - Dois usos da retórica


žA retórica pode ser utilizada devida ou indevidamente, sendo considerados o bom e o mau uso da retórica.
žO bom uso da retórica consiste em permitir ir ao auditório decidir por ele mesmo de um modo consciente e crítico. Está relacionado com a persuasão.
žO mau uso da retórica é quando o auditório não é deixado a decidir livremente, mas sim em função dos interesses do orador. Está relacionado com a manipulação.

  • Retórica


A retórica é a técnica (ou a arte, como preferem alguns) de convencer o interlocutor através da oratória, ou outros meios de comunicação. Classicamente, o discurso no qual se aplica a retórica é verbal, mas há também e com muita relevância o discurso escrito e o discurso visual.
Em verdade, a oratória é um dos meios pelos quais se manifesta a retórica, mas não o único. Pois, certamente, pode-se afirmar que há retórica na música ("Para não dizer que não falei da Flores", de Geraldo Vandré: retórica musical contra a ditadura), na pintura (O quadro "Guernica", de Picasso: retórica contra o fascismo e a guerra) e, obviamente, na publicidade. Logo, a retórica, enquanto método de persuasão, pode se manifestar por todo e qualquer meio de comunicação.
A retórica aristotélica, de certa forma herdeira daquela de Sócrates, procura fazer o interlocutor convencer-se de que o emissor está correcto, através de seu próprio raciocínio. Retórica não visa distinguir o que é verdadeiro ou certo mas sim fazer com que o próprio receptor da mensagem chegue sozinho à conclusão de que a ideia implícita no discurso representa o verdadeiro ou o certo.

A Comunicação e a Construção do Indivíduo - É Impossível não comunicar !

  • Funções da Comunicação


žFunção de informação - difusão de conhecimentos;
ž Função de persuasão e de motivação – controle social de acordo;
žCom o grupo de inserção;
žFunção de educação – transmite a herança cultural e social;
ž Função de socialização – permite a integração dos sujeitos no Grupo;
žFunção de distracção - varia em função da qualidade de vida;

  • Publicidade


Publicidade é uma actividade profissional dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial.
Publicidade é também uma habilitação do curso de graduação em Comunicação Social.
Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão comercial de produtos, em especial actividades como o planeamento, criação, veiculação e produção de peças publicitárias, estudos mostram uma tabuleta em argila encontrada por arqueólogos, a qual continha inscrições babilónicas, anunciando a venda de gado e alimentos, demonstrando que já se utilizava de algum tipo de publicidade na antiguidade.
Hoje, todas as actividades humanas se beneficiam como o uso da publicidade. Profissionais liberais, como médicos, engenheiros, divulgam por meio dela, os seus serviços; os artistas anunciam suas exposições, seus discos, seus livros, etc.…, a própria ciência vem utilizando os recursos da publicidade, promovendo suas descobertas e seus congressos por meio de cartazes, revistas, jornais, filmes, Internet e outros.


Telejornalismo é a prática profissional do jornalismo aplicada à televisão. Telejornais são programas que duram entre segundos e horas e divulgam notícias dos mais variados tipos, utilizando imagens, sons e geralmente narração por um apresentador.
Os canais de televisão podem apresentar telejornais como parte da programação normal transmitida diariamente ou mais frequentemente, em horários fixos. Às vezes, outros programas podem ser interrompidos por plantões de notícias (news flashes) em casos muito importantes e urgentes.
EXEMPLO de comunicação saudável
“A 5 de Dezembro de 1992, a "Revista" do Expresso, publica uma caricatura que critica abertamente a posição da Igreja
Católica em relação à condenação do uso de preservativos.
Na altura, perante o aumento das pessoas com SIDA, a maioria das organizações mundiais envolvidas na luta contra a SIDA recomendavam o seu uso. A polémica correu mundo.”


Grupos de muçulmanos incendeiam a embaixada da Dinamarca em
Beirute
• O motivo de tudo isto foi a publicação, no dia 30 de Setembro de
2005, pelo jornal dinamarquês Jylland-Posten de 12 caricaturas sobre Maomé, o profeta do Islamismo.


A discriminação instalou-se na sociedade francesa. Uma parte da sua população começou a ser tratada como franceses de segunda, olhados com desconfiança. Acontece que estes imigrantes não pararam de aumentar.
• O dilema é que sem eles a economia francesa não funciona.


Não podemos não comunicar
• A nossa comunicação pode ser de tal forma silenciosa e automática
Que não temos consciência da comunicação…
• Quando andamos na rua, a velocidade com que nos deslocamos,
Os locais que paramos para apreciar, constituem forma de
Comunicar…
• Através do olhar podemos manifestar: confiança interesse, ternura,
Desprezo…


O papel da comunicação no sistema social:
• Permite a produção e reprodução dos sistemas
Sociais - especifica papeis e estabelece normas grupais;
• É o sistema social que determina o modo como comunicam os seus membros – O conteúdo da comunicação tem a ver com os papéis que desempenhamos, aproximando ou afastando determinadas pessoas;
• O conhecimento de um sistema social permite fazer previsões acerca das pessoas, dos seus comportamentos e do modo como comunicam – Sabermos que determinada pessoa é freira, medico, ou escuteiro, permite fazer previsões das suas atitudes, conhecimentos etc., mesmo sem uma relação próxima.

  • Alguns Princípios da Comunicação


Face a face:
• Pronunciar as palavras correctamente claramente
• Não falar muito alto nem muito baixo
• Ser breve
• Usar palavras simples
• Mostrar-se interessado
• Sorrir
• Acompanhar as palavras com gestos
• Ser simpático
• Reformular para ver se entendeu
• Mostrar um olhar interessado
• Falar olhando para o interlocutor
• Falar de forma positiva
• Evitar dizer a palavra não

  • Conclusão


Com este trabalho conseguimos libertar-nos da ideia de que a comunicação é sempre correctamente utilizada, pelo contrário. Conseguimos aprender quais os aspectos que a comunicação tem, quais as suas funções, a influência que esta tem perante a construção do indivíduo…
Gostamos de realizar este trabalho pois conseguimos aprender o quanto importante a comunicação para com a sociedade.

PS: Temos um vídeo sobre uma publicidade consciente e educador para com as pessoas que se preocupem com os problemas da sociedade, esperemos que gostem.
http://www.youtube.com/watch?v=NJwSeC4uWk4

Publicado por Cátia Pinho , 10ºH

Trabalho realizado por : Ana Marisa , André Pinto , Cátia Pinho, Laura Tavares


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