segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Dança Contemponâria



***História ***

A dança moderna, criada nos últimos anos do século XIX, princípios do século XX, libertou-se dos princípios rígidos da dança académica, servindo de base ao bailado contemporâneo.
A dança moderna surgiu na América, com o intuito de rejeitar a dança académica ou clássica. A sua grande iniciadora foi Isadora Duncan, mas quem criou os seus princípios que codificaram a dança moderna foi Marta Graham, nos anos 20 e 30 do século XX. Estes princípios centravam-se sempre na respiração e os bailarinos dançavam descalços, em movimentos mais livres.
Depois de Marta Graham surgiram muitos outros nomes que enriqueceram este cenário e as suas técnicas são ensinadas em escolas espalhadas por todo o mundo.
É nestes anos 30 que a dança moderna começou a ganhar público próprio nos teatros e óperas. Nessa mesma década surge a dança negra que vai ganhando espaço nos clubes nocturnos e tendo um impacto significativo na dança moderna.
Paralelamente ao sucesso da dança moderna, a Dança Expressionista Alemã começa a destacar-se na Europa. Pina Bausch foi a responsável por esta transformação da dança alemã tendo sido também a líder deste movimento.
A partir daqui, entra-se numa época de explosão da dança no tempo.
Nos anos 60, na América, a dança liberta-se do expressionismo alemão e surge a Dança Contemporânea. A partir daqui, a dança contemporânea ganhará o seu próprio espaço eliminando-se gradualmente as estruturas tradicionais para dar lugar a expressões individuais. A dança, mais do que nunca reflectia o contexto, a época.


***Características ***



Na dança moderna procurava-se dar um ênfase aos sentimentos, aos sonhos, tentando teatralizá-los ao máximo através dos movimentos corporais. Na dança contemporânea existem uma grande diversidade de elementos e características, tendências e estilos; não existe um elemento puro, mas sim um vasto repertório de informações. Esta multiplicidade e liberdade em usar diversos elementos para criar, pode ser muito rica e criativa, uma vez que o artista pode criar com estilo e óptica própria, sem ficar preso e limitado a determinada linha ou técnica.
A dança contemporânea surge a partir do contexto da sua época, trazendo a necessidade de libertação das formas pré-estabelecidas, de novas descobertas cda relação do homem com o seu tempo e com o seu corpo, o que a torna marcada pela diversidade de técnicas, de formas e de corpos.
A confusão, o não entendimento de porque fazer a dança assim, sem regras claras pré-definidas, talvez aconteça porque essa característica a torna mais difícil na sua criação, ao mesmo tempo que amplia as possibilidades. O artista precisa de ter bem claro o que pretende, e a partir das infinitas possibilidades de “diálogo” produzir a sua obra. Isto é fascinante e difícil; esta é a marca da contemporaneidade.
Uma diferença que nasce na dança contemporânea é sua noção de tempo não mais compartimentado mas em co-influências entre as linguagens de diferentes períodos e isso influi em entender como as idéias se relacionam ineterruptamente.
Na dança contemporânea o que é possível identificar é uma maneira de compor a dança. Nela, corpo, movimento e outras propriedades da dança se relacionam de modo que não é mais possível, ou até mesmo necessário, uma definição clara de estilo. O exercício direciona-se, então, para a capacidade de relacionar idéias de campos diferentes de maneira coerente, sejam os tipos de linguagem ou a própria gramaticalidade da dança (o seu conjunto de caractéres de movimento, espaço/tempo e demais propriedades).
As ideias são permeáveis e apresentam flexibilidade em algum nível e, por assim dizer, uma necessidade de relação com outras idéias. Com isso, pretende-se afirmar que a dança contemporânea não é contemporânea somente porque está no tempo de agora, mas principalmente porque apresenta aspectos históricos deste tempo do mesmo modo que os desloca, exporta e relaciona de uma maneira diferente do que antes se concebia.
É possível identificar o cruzamento de linguagens na dança contemporânea - vídeo, texto, voz e o uso de outras técnicas para cena, mostrando uma configuração complexa e em constante mudança. Há, portanto, uma tendência que aponta para uma série de perguntas, ou ainda, cria um novo grupo de perguntas, buscando novas relações. Há uma necessidade iminente de entender aquilo que está no tempo passível de ser transformado.
Presentemente, a dança contemporânea e a dança clássica cada vez mais se interpenetram; a dança contemporânea usa a técnica da dança clássica na formação dos seus bailarinos e a dança clássica compõe bailados cada vez mais vanguardistas.
A dança contemporânea caminha lado a lado com a humanidade e os seus progressos, havendo uma enorme riqueza de busca, de procura de manter viva a chama de uma arte em permanente evolução.

Ana Catarina Martins

Sem comentários: