quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Resumo da aula do dia 29/11/08

No dia 29 de Novembro de 2008, foi abordado na aula de Área de Integração um debate de idéias sobre a noção de psicologia com o tema:” Construir consciência” .
Avaliamos também vários textos relacionados com o tema “ Pessoa e Cultura” sobre “ A Interacção com o meio a sociedade e o desenvolvimento da cultura com resposta adaptativa”.
Na minha maneira de avaliar este texto, compreendi que a mensagem que este nos quer transmitir é a evolução que o ser humano e a sociedade tiveram.
Ambos tiveram transformações ao longo dos tempos não só para se adaptarem mas também para que houvesse desenvolvimento de ambos.
“O ser humano vive no mundo e é com o mundo que se vai desenvolvendo.”
“ O Homem enquanto ser Bio-cultural”, foi um outro texto que foi avaliado nessa aula. O Homem é considerado um ser bio-cultural, pois as suas acções dependem não só da sua raça mas também pela sua cultura. Ou seja, Todas as actividades do Homem têm uma base biológica e correspondem a sociedades do próprio organismo. Por exemplo, a simples activada de comer, beber, dormir. Mas embora estes sejam comportamentos biológicos, estão relacionados com a cultura, pois a maneira como encaramos e satisfazemos estas necessidades biológicas, são diferentes de cultura para cultura.
“ A Estruturação da Personalidade”. Falamos que a personalidade tem como função principal, explicar de uma forma globalizada as características do comportamento exterior do indivíduo, a maneira de uma pessoa ser…Tudo isto faz parte e caracteriza a personalidade. Esta por sua vez forma-se desde já, pelos factores hereditários, pois parte da personalidade de um indivíduo forma-se através da característica das gerações anteriores.
Depois, pode também ser criada através das vivências diárias, com a família, a escola, os amigos. Todas as experiências pessoais.
Também a personalidade é construída através dos dois princípios, biológico e cultural.
“ O Que se entende por Cultura”. Foi o último texto estudado nessa aula. Falamos que a cultura compreende a totalidade dos conhecimentos, crenças, artes, valores, leis, costumes e outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem na sua vida em sociedade. Ou seja, a cultura é tudo aquilo que não é natureza, isto é, tudo aquilo que é resultado da interacção do homem. Ou seja, a cultura é uma totalidade de produções humanas.


Laura Maria ( L: )
10ºH

Sem comentários: