quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Resumo da aula de Área de Integração

No dia 5 de Dezembro, sexta-feira, na presente aula de área de integração, comecemos por fazer uma leitura da página 44 e 45 aonde abordava o seguinte: no inicio do século XXI a ONU anunciou que o combate a pobreza constituía o objectivo principal a atingir por todos países do mundo para os próximos anos. Este compromisso foi assumido em Setembro de 2000 na maior reunião até então efectuada. O documento formalizado nesta reunião é conhecido como a declaração do milénio. Nele os países comprometessem a fazer de tudo o que estiver ao seu alcance para combater ou erradicar a pobreza.
Os objectivos fixados na declaração do milénio – os objectivos de desenvolvimento do milénio (CDM) funcionaram com finalidade a atingir pelos países ate finais de 2015, utilizando-se para isso um conjunto de indicadores de desenvolvimento, que permitem medir os progressos realizados para que este compromisso não seja um mero conjunto de intenções e se passe de palavras aos actos. Para que se posam atingir os objectivos de desenvolvimento do milénio é necessário:
-expandir o comercio mundial.
-aliviar a divida dos países em desenvolvimento.
-aumentar o valor das ajudas aos países em desenvolvimento.
-aumentar a transferência de tecnologia para os países em desenvolvimento.
No 2º bloco da aula estivemos a fazer a pintura de uma tela, que cujo tema tem haver com o tema problema 7.2.

Resumo da aula de Área de Integração
No dia 28 de Novembro, aula de Área de Integração começamos por um debate sobre o conceito de desenvolvimento sustentável, isto é, o desenvolvimento que permite satisfazer as necessidades das gerações presentes sem comprometer a satisfação das necessidades das futuras gerações.
Falamos sobre ecovilas, que são entendida como um assentamento humano capaz de integrar as necessidades básicas de um conjunto de famílias e suas actividades produtivas com a sustentabilidade do meio ambiente; causando um mínimo impacto aos recursos naturais e garantindo um desenvolvimento humano saudável que possa permanecer por muitas gerações.
Por fim foi proposto pela docente fazer os exercícios da aplicação das páginas 38,39e40, ou pesquisar sobre ecovilas, economia solidária permacultura.

Resumo da aula de área de Integração

No dia 28 de Novembro, sexta-feira, na presente aula de Área de Integração, comecemos por realizar os trabalhos de grupo que cujo tema tem haver com o tema problema 7.2. de seguida fizemos uma leitura que falava do efeito de estufa. A partir da revulsão industrial a alterações climáticas tem vindo a alterar, com o aumento de CO.
Por consequência um aumento da temperatura global (aquecimento global). Falemos ainda o que são sumidouros naturais. A absorção feita pelos sumidouros naturais não tem sido suficiente para compensar o aumento da libertação de CO provocado pelas intensas actividades humanas. O aquecimento global que se tem vindo a registar nos últimos anos 100 anos (0,6C) tem provocado:
-a fusão dos glaciares e das calotes polares,
-alterações climáticas;
-um maior risco da ocorrência de incêndios;
-desertificação,
-aumento da temperatura média das águas dos oceanos;
-a propagação de doenças transmitida pelos mosquitos;
-redução da biodiversidade;
poblicado por:
Ana Teixeira e por Bruno Soares 10ºH

Sem comentários: