segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Efeito de Estufa


Efeito de Estufa

O efeito de estufa é causado pelos 'gases de estufa', gases como o dióxido de carbono, o vapor de água, o metano, entre outros, que evitam que o calor solar absorvido pela superfície terrestre se escape para o espaço. Isto acontece porque as radiações solares do espectro do visível atravessam a atmosfera e são absorvidas pela superfície do globo, aquecendo-a; este calor é depois reemitido para o espaço sob a forma de radiações infra-vermelhas, que são parcialmente absorvidas pelos gases de estufa, 'aprisionando' esta energia calorífica. Desta forma, a temperatura do planeta é mantida dentro de uma gama de valores cerca de 30º C superior ao que seria se estes gases não existissem, o que torna possível a existência de vida no planeta (nomeadamente, impede que os rios, lagos e mares congelem).
No entanto, as actividades humanas, em especial a queima de combustíveis fósseis, tem aumentado substancialmente este efeito, levando a um aquecimento global do globo terrestre. O principal poluente automóvel que contribui para o efeito de estufa é o dióxido de carbono.
Este efeito, além de provocar a longo prazo efeitos ainda não muito bem conhecidos em todo o planeta, altera a distribuição das doenças infecciosas como a malária, e provoca danos respiratórios.

Ana Catarina Martins-10ºH

Sem comentários: