terça-feira, 23 de dezembro de 2008


Olá!!!Queridos alunos, desejo-vos um Natal fantástico junto daqueles que mais amam...
bjinhos, Prof.ª Diana :)
P.S. A minha Princesa é o amor da minha vida:)

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Soneto do amigo
Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.


O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...

Vinicius de Moraes
Poblicado por: Ana Teixeira e por Bruno Soares
Resumo da aula de Área de Integração

No dia 5 de Dezembro, sexta-feira, na presente aula de área de integração, comecemos por fazer uma leitura da página 44 e 45 aonde abordava o seguinte: no inicio do século XXI a ONU anunciou que o combate a pobreza constituía o objectivo principal a atingir por todos países do mundo para os próximos anos. Este compromisso foi assumido em Setembro de 2000 na maior reunião até então efectuada. O documento formalizado nesta reunião é conhecido como a declaração do milénio. Nele os países comprometessem a fazer de tudo o que estiver ao seu alcance para combater ou erradicar a pobreza.
Os objectivos fixados na declaração do milénio – os objectivos de desenvolvimento do milénio (CDM) funcionaram com finalidade a atingir pelos países ate finais de 2015, utilizando-se para isso um conjunto de indicadores de desenvolvimento, que permitem medir os progressos realizados para que este compromisso não seja um mero conjunto de intenções e se passe de palavras aos actos. Para que se posam atingir os objectivos de desenvolvimento do milénio é necessário:
-expandir o comercio mundial.
-aliviar a divida dos países em desenvolvimento.
-aumentar o valor das ajudas aos países em desenvolvimento.
-aumentar a transferência de tecnologia para os países em desenvolvimento.
No 2º bloco da aula estivemos a fazer a pintura de uma tela, que cujo tema tem haver com o tema problema 7.2.

Resumo da aula de Área de Integração
No dia 28 de Novembro, aula de Área de Integração começamos por um debate sobre o conceito de desenvolvimento sustentável, isto é, o desenvolvimento que permite satisfazer as necessidades das gerações presentes sem comprometer a satisfação das necessidades das futuras gerações.
Falamos sobre ecovilas, que são entendida como um assentamento humano capaz de integrar as necessidades básicas de um conjunto de famílias e suas actividades produtivas com a sustentabilidade do meio ambiente; causando um mínimo impacto aos recursos naturais e garantindo um desenvolvimento humano saudável que possa permanecer por muitas gerações.
Por fim foi proposto pela docente fazer os exercícios da aplicação das páginas 38,39e40, ou pesquisar sobre ecovilas, economia solidária permacultura.

Resumo da aula de área de Integração

No dia 28 de Novembro, sexta-feira, na presente aula de Área de Integração, comecemos por realizar os trabalhos de grupo que cujo tema tem haver com o tema problema 7.2. de seguida fizemos uma leitura que falava do efeito de estufa. A partir da revulsão industrial a alterações climáticas tem vindo a alterar, com o aumento de CO.
Por consequência um aumento da temperatura global (aquecimento global). Falemos ainda o que são sumidouros naturais. A absorção feita pelos sumidouros naturais não tem sido suficiente para compensar o aumento da libertação de CO provocado pelas intensas actividades humanas. O aquecimento global que se tem vindo a registar nos últimos anos 100 anos (0,6C) tem provocado:
-a fusão dos glaciares e das calotes polares,
-alterações climáticas;
-um maior risco da ocorrência de incêndios;
-desertificação,
-aumento da temperatura média das águas dos oceanos;
-a propagação de doenças transmitida pelos mosquitos;
-redução da biodiversidade;
poblicado por:
Ana Teixeira e por Bruno Soares 10ºH

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Efeito de Estufa


Efeito de Estufa

O efeito de estufa é causado pelos 'gases de estufa', gases como o dióxido de carbono, o vapor de água, o metano, entre outros, que evitam que o calor solar absorvido pela superfície terrestre se escape para o espaço. Isto acontece porque as radiações solares do espectro do visível atravessam a atmosfera e são absorvidas pela superfície do globo, aquecendo-a; este calor é depois reemitido para o espaço sob a forma de radiações infra-vermelhas, que são parcialmente absorvidas pelos gases de estufa, 'aprisionando' esta energia calorífica. Desta forma, a temperatura do planeta é mantida dentro de uma gama de valores cerca de 30º C superior ao que seria se estes gases não existissem, o que torna possível a existência de vida no planeta (nomeadamente, impede que os rios, lagos e mares congelem).
No entanto, as actividades humanas, em especial a queima de combustíveis fósseis, tem aumentado substancialmente este efeito, levando a um aquecimento global do globo terrestre. O principal poluente automóvel que contribui para o efeito de estufa é o dióxido de carbono.
Este efeito, além de provocar a longo prazo efeitos ainda não muito bem conhecidos em todo o planeta, altera a distribuição das doenças infecciosas como a malária, e provoca danos respiratórios.

Ana Catarina Martins-10ºH

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Fernando Pessoa

Basta pensar em sentir
Basta pensar em sentir
Para sentir em pensar.
Meu coração faz sorrir
Meu coração a chorar.
Depois de parar de andar,
Depois de ficar e ir,
Hei-de ser quem vai chegar
Para ser quem quer partir.
Viver é não conseguir.
Nome : Cátia Vanessa Duarte Pinho nº9 10ºH

Poema de Fernando Pessoa - Teus olhos entristecem

Teus olhos entristecem
Nem ouves o que digo
Dormem, sonham, esquecem...
Não me ouves e , prossigo.

Digo o que já, de triste,
Te disse tanta vez...
Creio que nunca o ouviste
De tão tua que és.

Olhas-me de repente
De um distante impreciso
Com um olhar ausente
Começas um sorriso.

Continuo a falar.
Continuas ouvindo
O que estás a pensar,
Já quase não sorrindo.

Até que neste ocioso
Sumir da tarde fútil,
Se esfolha silencioso
O teu sorriso inútil!


Nome : Cátia Vanessa Duarte Pinho nº9 10ºH

Resumo da aula do dia 26 de Novembro

No dia 26 de Novembro, Quarta-Feira, na presente aula de Área de Integração, começámos por dar introdução ao novo tema-problema 7.2 do Módulo I que corresponde ao desafio global e desenvolvimento sustentável.
Começámos por falar neste, focando vários aspectos como a sensibilização dos recursos naturais, pois eles são esgotáveis; devemos alertar para esta sensabilização, pois assim, deixar o ambiente como herança ás futuras gerações.
Falamos também da perturbação do efeito de estufa, da sua definição e da sua importância, pois sem ele não conseguiriamos viver na Terra devido á baixa temperatura.
Visualizamos também o nosso blogue e o blogue da turma do 11ºE .
Entretanto, foi-nos proposto pela docente fazer o exercício da aplicação da página 37, da actividade 1 que nos pode a explicação do processo do aquecimento da Terra.
Devemos sempre concluir que enquanto uma geração planta uma árvore, assim, a seguinte terá sombra!

Nome : Cátia Vanessa Duarte Pinho nº9 10ºH

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A obra de arte exprime o real

O sentimento, ou a experiência estética, é o de uma madrugada em cada obra. Há um dia que nasce em cada obra mas só e se e quando houver um olhar que se submeta ao horizonte azul que o anuncia, mas só e se e quando for o olhar de um corpo que, ao sentir-se anunciar nesse mesmo horizonte, nele por isso mesmo também nasce - porque ele é também rigorosamente o dia que nasce.

Cada obra estética contemplada (ou lida) permite ao ser humano alargar o horizonte a partir do qual percebe o Mundo. Por isso, podemos dizer que há um novo começo (amanhecer) em cada obra e o ser humano torna-se outro (renasce) ao contemplá-la.
Mónica Silva Nº8 11ºH
7.2 Um desafio global: o desenvolimento sustentavel

7.2.1 Problemas ambientais á escala global

Os atentados ambientais produzidos num ponto qualquer do nosso frágil planeta têm efeitos sobre todos nós, a curto ou a longo prazo. Por isso, defender o ambiente terá imperiosamente de ser uma causa comum, não podemos deixar este problema para resolver amanhã, ou seja, deixá-lo de herança ás futuras gerações, continuando o princípio seguido até agora de «sujar hoje e limpar amanhã»

São vários os problemas ambientais com que se debate o nosso planeta azul, das quais iremos destacar:

- as perturbações do efeito de estufa;

-a redução da espessura da camada de ozono;

-a diminuição da biodiversidade.

Publicado por: Sérgio e catarina

pu

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Nós os alunos do 10ºh gostavamos de sber se o tetse era amanha..

sábado, 15 de novembro de 2008

Entrar num grupo não é como entrar numa casa, mas significa passar a pertencer a esse grupo, identificar-se com os seus valores e ideais.
Ana Marisa Teixeira nº4

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O Homem enquanto ser biocultural

"No desenvolvimento do Homem e da sua perdonalidade concorrem uma hereança genética e também uma herança cultural. Estes dois aspectos combinam-se no Homem e são transmitidos pela escola, pela familia e por outros agentes. O Homem e a sua personalidade resultam, assim, da combinaçao destes dois principios generativos:o biologico e o cultural."

Catarina Rios
" No grande palco da vida, cada um desempenha um papel que em parte lhe coube e em parte escolheu"
Ana Brandão nº1 10 H
"O Homem é um ser eminentemente social"(Aristóteles), ou seja, não consegue satisfazer as suas necessidades sozinho. Joana Rodrigues 10ºH
É instrutivo ver os vários retratos que fazem de nós pela vida fora. Com traços lisonjeiros ou desagradáveis, entram-nos sempre pelos olhos dentro como estranhos, a perturbar uma paz que tinha um rosto habitual, familiar, a que estáva-mos acostumados. À imagem tranquila, sobrepõe-se outras inquietantes que não servem no cartão de identidade, e, contudo, nos identificam publicamente mais até do que a que nele figura. E que não se trata de neutras fotografias. São perfis apaixonados, justos ou injustos, com as virtudes e os defeitos croamente patenteados. Quem um dia nos lembrar, é por eles que nos lembra. Somos o que só nós sabemos, e parecemos o que os outros dizem de nós. (Miguel Torga, Diário, vol.XV,1990)



  • Ana Catarina Martins 10ºH








quarta-feira, 12 de novembro de 2008

1.º Módulo:( isto é, 1.º conjunto de temas - problema com coerência interna no desenvolvimento dos temas e avaliação)


Tema - problema 4.1 - A identidade regional ( essa identidade é partilhada por um núcleo intergeracional e hoje geralmente multicultural, circunscrito a um espaço...)

Tema - problema 1.2 - Pessoa e cultura ( partilhamos uma herança que define a nossa identidade...)

Tema - problema 7.2 - Um desafio global: o desenvolvimento sustentado (esse espaço interage hoje virtual e materialmente com o mundo, participa em decisões que vão influenciar e são influenciados por modelos de desenvolvimento...)


Anabela Martins nr.º5
Queria como título dizer : Nao frase grande , mas grande frase!
O programa de Área de Integração é constituido por 6 módulos.

Cada módulo é constituido por 3 Temas - problema, um de cada uma das seguintes 3 áreas: A pessoa, A sociedade,O Mundo.

10.ºANO - 2008/2009(10.ºano) - 105 horas(70 blocos = 140 aulas)

MÓDULO 1
MÓDULO 2
MÓDULO 3

11.ºANO - 2009/2010 (11.º ano) -115 horas 8 (76,6 blocos = 154 aulas)

MÓDULO 4
MÓDULO 5
MÓDULO 6
Total dos 6 módulos - 220 horas
(Os módulos de Área de Integração não têm designação nem esta consta do respectivo programa - porque são constituídos por temas variados, num total de dezoitos, a seleccionar em função da turma)
Anabela Martins nrº5

Simples : Nao frase grande , mas frase grande!



" Nós não somos só aquilo que somos , mas aquilo que escolhemos ser" . By Diana Tavares ( Na aula).



Cátia Pinho nº9 10ºH
Área de Integração

Dinamiza-mos o projecto "O Diário de uma turma" através da criação de um "Blog" e de um "Hi5" por turma, onde comunicamos entre nós e com a professora, expondo dúvidas das aulas, troca de informações e "desabafos" do tipo emocional e sentimental.

Objetivos:

-melhorar o relacionamento interpessoal (interturmas);
-dar uso ás novas tecnologias.

Resumo da aula do dia 29/11/08

No dia 29 de Novembro de 2008, foi abordado na aula de Área de Integração um debate de idéias sobre a noção de psicologia com o tema:” Construir consciência” .
Avaliamos também vários textos relacionados com o tema “ Pessoa e Cultura” sobre “ A Interacção com o meio a sociedade e o desenvolvimento da cultura com resposta adaptativa”.
Na minha maneira de avaliar este texto, compreendi que a mensagem que este nos quer transmitir é a evolução que o ser humano e a sociedade tiveram.
Ambos tiveram transformações ao longo dos tempos não só para se adaptarem mas também para que houvesse desenvolvimento de ambos.
“O ser humano vive no mundo e é com o mundo que se vai desenvolvendo.”
“ O Homem enquanto ser Bio-cultural”, foi um outro texto que foi avaliado nessa aula. O Homem é considerado um ser bio-cultural, pois as suas acções dependem não só da sua raça mas também pela sua cultura. Ou seja, Todas as actividades do Homem têm uma base biológica e correspondem a sociedades do próprio organismo. Por exemplo, a simples activada de comer, beber, dormir. Mas embora estes sejam comportamentos biológicos, estão relacionados com a cultura, pois a maneira como encaramos e satisfazemos estas necessidades biológicas, são diferentes de cultura para cultura.
“ A Estruturação da Personalidade”. Falamos que a personalidade tem como função principal, explicar de uma forma globalizada as características do comportamento exterior do indivíduo, a maneira de uma pessoa ser…Tudo isto faz parte e caracteriza a personalidade. Esta por sua vez forma-se desde já, pelos factores hereditários, pois parte da personalidade de um indivíduo forma-se através da característica das gerações anteriores.
Depois, pode também ser criada através das vivências diárias, com a família, a escola, os amigos. Todas as experiências pessoais.
Também a personalidade é construída através dos dois princípios, biológico e cultural.
“ O Que se entende por Cultura”. Foi o último texto estudado nessa aula. Falamos que a cultura compreende a totalidade dos conhecimentos, crenças, artes, valores, leis, costumes e outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem na sua vida em sociedade. Ou seja, a cultura é tudo aquilo que não é natureza, isto é, tudo aquilo que é resultado da interacção do homem. Ou seja, a cultura é uma totalidade de produções humanas.


Laura Maria ( L: )
10ºH
Valores e cultura

- A diversidade e o diálogo de culturas

A cultura é para o ser humano, aquilo que o ambiente é para o animal: é o seu mundo.

Através da cultura, o ser humano ultrapassa as fragilidades biológicas que o distinguem do animal, protegendo-se alimentando-se e desenvolvendo as suas possibilidades especificamente humanas, como a linguagem, o fabrico de utensílio, etc...

Da cultura fazem parte, além dos instrumentos e técnicas que permitem satisfazer as necessidades de sobrevivência e bem-estar físico, as normas morais, as crenças, as religiões, as ciências e saberes, as tradições e costumes, assim como os elementos simbólicos nos quais traduz-se a identidade cultural.

Aula 31 e 32
12/11/2008

Ana Cruz Nº3

Resumo da aula de Área de Integração

Na aula de área de integração do dia 7 de Novembro de 2008 estivemos a ler e a sublinhar varios textos a começar pelo "A interação com o meio e a sociedade e o desenvolvimento da cultura com a resposta obtida concluimos que o meio e a socidade formam o homem, que também age e reage e vai intervenir no meio, construir relações de cooperação com os seus semelhantes apetechandro o mundo com produção tecnica que lhe resolvem problemas, desenvolvendo a sociedade.No texto "o homen-ser social-é produto e produtor da cultura" chegamos a conclusão que a identidade humana não depende apenas de uma biologia e estrutura cultural que nos identifica enquanto ser humano e constitui o nosso patrimonio genetico e que gavia várias tribes urbanos-culturais desde yuppis aos góticos.Os padrões de cultura e aculturação corresponde ao mundo que o homem produz. Mas a produção cultural não se realiza no vazio:ocorre num ambiente historicamente situado num determinado lugar de espaço e de tempo. Cada comunidade ou grupo social acaba por criar uma cultura especifica, uma forma particular padrunizado de viver.

Nuno Pinho Nrº18

Os nossos Poemas- Fernando Pessoa

Estrelas do meu ser
neste corponnublado.
Anseio por te ver,
noite de céu pintado.

Sou todo que sou eu,
Estrangeiro é o que sou
Nada sou que seja meu,
eterna alma que mudou.

Estranho o coração,
que meu não pode ser.
Evita a emoção,
com medo de sofrer.
Vive com uma tal calma,
Sem alegria ou tristeza.
Somente tem na sua açma, õ Fado como certeza.

Contempla, o meu olhar,
a sua imensa beleza.
Desfruta sem pensar,
da simples natureza.

Ama as aves a cantar
doce e melodicamente,
e o cabelo a ondular
ao som duma brisa quente.

Ferve-me na razão,
um tédio de viver.
Nada almeja senão,
pelo ópio esquecer.

Invade-me o pensamento,
uma estrabha morbidez.
O futuro é sentimento
e a máquina viuvez.

O que serei eu então,
numa noite iluminada?
Que estrrelas brilharão,
nesta alma sempre alterada?