sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Fernando Pessoa

Basta pensar em sentir
Basta pensar em sentir
Para sentir em pensar.
Meu coração faz sorrir
Meu coração a chorar.
Depois de parar de andar,
Depois de ficar e ir,
Hei-de ser quem vai chegar
Para ser quem quer partir.
Viver é não conseguir.
Nome : Cátia Vanessa Duarte Pinho nº9 10ºH

Poema de Fernando Pessoa - Teus olhos entristecem

Teus olhos entristecem
Nem ouves o que digo
Dormem, sonham, esquecem...
Não me ouves e , prossigo.

Digo o que já, de triste,
Te disse tanta vez...
Creio que nunca o ouviste
De tão tua que és.

Olhas-me de repente
De um distante impreciso
Com um olhar ausente
Começas um sorriso.

Continuo a falar.
Continuas ouvindo
O que estás a pensar,
Já quase não sorrindo.

Até que neste ocioso
Sumir da tarde fútil,
Se esfolha silencioso
O teu sorriso inútil!


Nome : Cátia Vanessa Duarte Pinho nº9 10ºH

Resumo da aula do dia 26 de Novembro

No dia 26 de Novembro, Quarta-Feira, na presente aula de Área de Integração, começámos por dar introdução ao novo tema-problema 7.2 do Módulo I que corresponde ao desafio global e desenvolvimento sustentável.
Começámos por falar neste, focando vários aspectos como a sensibilização dos recursos naturais, pois eles são esgotáveis; devemos alertar para esta sensabilização, pois assim, deixar o ambiente como herança ás futuras gerações.
Falamos também da perturbação do efeito de estufa, da sua definição e da sua importância, pois sem ele não conseguiriamos viver na Terra devido á baixa temperatura.
Visualizamos também o nosso blogue e o blogue da turma do 11ºE .
Entretanto, foi-nos proposto pela docente fazer o exercício da aplicação da página 37, da actividade 1 que nos pode a explicação do processo do aquecimento da Terra.
Devemos sempre concluir que enquanto uma geração planta uma árvore, assim, a seguinte terá sombra!

Nome : Cátia Vanessa Duarte Pinho nº9 10ºH

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A obra de arte exprime o real

O sentimento, ou a experiência estética, é o de uma madrugada em cada obra. Há um dia que nasce em cada obra mas só e se e quando houver um olhar que se submeta ao horizonte azul que o anuncia, mas só e se e quando for o olhar de um corpo que, ao sentir-se anunciar nesse mesmo horizonte, nele por isso mesmo também nasce - porque ele é também rigorosamente o dia que nasce.

Cada obra estética contemplada (ou lida) permite ao ser humano alargar o horizonte a partir do qual percebe o Mundo. Por isso, podemos dizer que há um novo começo (amanhecer) em cada obra e o ser humano torna-se outro (renasce) ao contemplá-la.
Mónica Silva Nº8 11ºH
7.2 Um desafio global: o desenvolimento sustentavel

7.2.1 Problemas ambientais á escala global

Os atentados ambientais produzidos num ponto qualquer do nosso frágil planeta têm efeitos sobre todos nós, a curto ou a longo prazo. Por isso, defender o ambiente terá imperiosamente de ser uma causa comum, não podemos deixar este problema para resolver amanhã, ou seja, deixá-lo de herança ás futuras gerações, continuando o princípio seguido até agora de «sujar hoje e limpar amanhã»

São vários os problemas ambientais com que se debate o nosso planeta azul, das quais iremos destacar:

- as perturbações do efeito de estufa;

-a redução da espessura da camada de ozono;

-a diminuição da biodiversidade.

Publicado por: Sérgio e catarina

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terça-feira, 18 de novembro de 2008

Nós os alunos do 10ºh gostavamos de sber se o tetse era amanha..

sábado, 15 de novembro de 2008

Entrar num grupo não é como entrar numa casa, mas significa passar a pertencer a esse grupo, identificar-se com os seus valores e ideais.
Ana Marisa Teixeira nº4

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O Homem enquanto ser biocultural

"No desenvolvimento do Homem e da sua perdonalidade concorrem uma hereança genética e também uma herança cultural. Estes dois aspectos combinam-se no Homem e são transmitidos pela escola, pela familia e por outros agentes. O Homem e a sua personalidade resultam, assim, da combinaçao destes dois principios generativos:o biologico e o cultural."

Catarina Rios
" No grande palco da vida, cada um desempenha um papel que em parte lhe coube e em parte escolheu"
Ana Brandão nº1 10 H
"O Homem é um ser eminentemente social"(Aristóteles), ou seja, não consegue satisfazer as suas necessidades sozinho. Joana Rodrigues 10ºH
É instrutivo ver os vários retratos que fazem de nós pela vida fora. Com traços lisonjeiros ou desagradáveis, entram-nos sempre pelos olhos dentro como estranhos, a perturbar uma paz que tinha um rosto habitual, familiar, a que estáva-mos acostumados. À imagem tranquila, sobrepõe-se outras inquietantes que não servem no cartão de identidade, e, contudo, nos identificam publicamente mais até do que a que nele figura. E que não se trata de neutras fotografias. São perfis apaixonados, justos ou injustos, com as virtudes e os defeitos croamente patenteados. Quem um dia nos lembrar, é por eles que nos lembra. Somos o que só nós sabemos, e parecemos o que os outros dizem de nós. (Miguel Torga, Diário, vol.XV,1990)



  • Ana Catarina Martins 10ºH








quarta-feira, 12 de novembro de 2008

1.º Módulo:( isto é, 1.º conjunto de temas - problema com coerência interna no desenvolvimento dos temas e avaliação)


Tema - problema 4.1 - A identidade regional ( essa identidade é partilhada por um núcleo intergeracional e hoje geralmente multicultural, circunscrito a um espaço...)

Tema - problema 1.2 - Pessoa e cultura ( partilhamos uma herança que define a nossa identidade...)

Tema - problema 7.2 - Um desafio global: o desenvolvimento sustentado (esse espaço interage hoje virtual e materialmente com o mundo, participa em decisões que vão influenciar e são influenciados por modelos de desenvolvimento...)


Anabela Martins nr.º5
Queria como título dizer : Nao frase grande , mas grande frase!
O programa de Área de Integração é constituido por 6 módulos.

Cada módulo é constituido por 3 Temas - problema, um de cada uma das seguintes 3 áreas: A pessoa, A sociedade,O Mundo.

10.ºANO - 2008/2009(10.ºano) - 105 horas(70 blocos = 140 aulas)

MÓDULO 1
MÓDULO 2
MÓDULO 3

11.ºANO - 2009/2010 (11.º ano) -115 horas 8 (76,6 blocos = 154 aulas)

MÓDULO 4
MÓDULO 5
MÓDULO 6
Total dos 6 módulos - 220 horas
(Os módulos de Área de Integração não têm designação nem esta consta do respectivo programa - porque são constituídos por temas variados, num total de dezoitos, a seleccionar em função da turma)
Anabela Martins nrº5

Simples : Nao frase grande , mas frase grande!



" Nós não somos só aquilo que somos , mas aquilo que escolhemos ser" . By Diana Tavares ( Na aula).



Cátia Pinho nº9 10ºH
Área de Integração

Dinamiza-mos o projecto "O Diário de uma turma" através da criação de um "Blog" e de um "Hi5" por turma, onde comunicamos entre nós e com a professora, expondo dúvidas das aulas, troca de informações e "desabafos" do tipo emocional e sentimental.

Objetivos:

-melhorar o relacionamento interpessoal (interturmas);
-dar uso ás novas tecnologias.

Resumo da aula do dia 29/11/08

No dia 29 de Novembro de 2008, foi abordado na aula de Área de Integração um debate de idéias sobre a noção de psicologia com o tema:” Construir consciência” .
Avaliamos também vários textos relacionados com o tema “ Pessoa e Cultura” sobre “ A Interacção com o meio a sociedade e o desenvolvimento da cultura com resposta adaptativa”.
Na minha maneira de avaliar este texto, compreendi que a mensagem que este nos quer transmitir é a evolução que o ser humano e a sociedade tiveram.
Ambos tiveram transformações ao longo dos tempos não só para se adaptarem mas também para que houvesse desenvolvimento de ambos.
“O ser humano vive no mundo e é com o mundo que se vai desenvolvendo.”
“ O Homem enquanto ser Bio-cultural”, foi um outro texto que foi avaliado nessa aula. O Homem é considerado um ser bio-cultural, pois as suas acções dependem não só da sua raça mas também pela sua cultura. Ou seja, Todas as actividades do Homem têm uma base biológica e correspondem a sociedades do próprio organismo. Por exemplo, a simples activada de comer, beber, dormir. Mas embora estes sejam comportamentos biológicos, estão relacionados com a cultura, pois a maneira como encaramos e satisfazemos estas necessidades biológicas, são diferentes de cultura para cultura.
“ A Estruturação da Personalidade”. Falamos que a personalidade tem como função principal, explicar de uma forma globalizada as características do comportamento exterior do indivíduo, a maneira de uma pessoa ser…Tudo isto faz parte e caracteriza a personalidade. Esta por sua vez forma-se desde já, pelos factores hereditários, pois parte da personalidade de um indivíduo forma-se através da característica das gerações anteriores.
Depois, pode também ser criada através das vivências diárias, com a família, a escola, os amigos. Todas as experiências pessoais.
Também a personalidade é construída através dos dois princípios, biológico e cultural.
“ O Que se entende por Cultura”. Foi o último texto estudado nessa aula. Falamos que a cultura compreende a totalidade dos conhecimentos, crenças, artes, valores, leis, costumes e outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem na sua vida em sociedade. Ou seja, a cultura é tudo aquilo que não é natureza, isto é, tudo aquilo que é resultado da interacção do homem. Ou seja, a cultura é uma totalidade de produções humanas.


Laura Maria ( L: )
10ºH
Valores e cultura

- A diversidade e o diálogo de culturas

A cultura é para o ser humano, aquilo que o ambiente é para o animal: é o seu mundo.

Através da cultura, o ser humano ultrapassa as fragilidades biológicas que o distinguem do animal, protegendo-se alimentando-se e desenvolvendo as suas possibilidades especificamente humanas, como a linguagem, o fabrico de utensílio, etc...

Da cultura fazem parte, além dos instrumentos e técnicas que permitem satisfazer as necessidades de sobrevivência e bem-estar físico, as normas morais, as crenças, as religiões, as ciências e saberes, as tradições e costumes, assim como os elementos simbólicos nos quais traduz-se a identidade cultural.

Aula 31 e 32
12/11/2008

Ana Cruz Nº3

Resumo da aula de Área de Integração

Na aula de área de integração do dia 7 de Novembro de 2008 estivemos a ler e a sublinhar varios textos a começar pelo "A interação com o meio e a sociedade e o desenvolvimento da cultura com a resposta obtida concluimos que o meio e a socidade formam o homem, que também age e reage e vai intervenir no meio, construir relações de cooperação com os seus semelhantes apetechandro o mundo com produção tecnica que lhe resolvem problemas, desenvolvendo a sociedade.No texto "o homen-ser social-é produto e produtor da cultura" chegamos a conclusão que a identidade humana não depende apenas de uma biologia e estrutura cultural que nos identifica enquanto ser humano e constitui o nosso patrimonio genetico e que gavia várias tribes urbanos-culturais desde yuppis aos góticos.Os padrões de cultura e aculturação corresponde ao mundo que o homem produz. Mas a produção cultural não se realiza no vazio:ocorre num ambiente historicamente situado num determinado lugar de espaço e de tempo. Cada comunidade ou grupo social acaba por criar uma cultura especifica, uma forma particular padrunizado de viver.

Nuno Pinho Nrº18

Os nossos Poemas- Fernando Pessoa

Estrelas do meu ser
neste corponnublado.
Anseio por te ver,
noite de céu pintado.

Sou todo que sou eu,
Estrangeiro é o que sou
Nada sou que seja meu,
eterna alma que mudou.

Estranho o coração,
que meu não pode ser.
Evita a emoção,
com medo de sofrer.
Vive com uma tal calma,
Sem alegria ou tristeza.
Somente tem na sua açma, õ Fado como certeza.

Contempla, o meu olhar,
a sua imensa beleza.
Desfruta sem pensar,
da simples natureza.

Ama as aves a cantar
doce e melodicamente,
e o cabelo a ondular
ao som duma brisa quente.

Ferve-me na razão,
um tédio de viver.
Nada almeja senão,
pelo ópio esquecer.

Invade-me o pensamento,
uma estrabha morbidez.
O futuro é sentimento
e a máquina viuvez.

O que serei eu então,
numa noite iluminada?
Que estrrelas brilharão,
nesta alma sempre alterada?